domingo, 19 de fevereiro de 2012

A matemática dos looks


Segue mais um post de extrema importância para quem se preocupa com o que vestir e onde vestir para não exagerar!!
É do blog da Consultora de imagem Micheline Macêdo. Eu adorei e certamente usarei por demais esta matemática!

Beijos, Beijos
Cherry Gim

Todas as vezes que comento com os meus clientes sobre esse tema, eles adoram! Há anos atrás publiquei essa dica no meu primeiro blog (aqui, ó). A continha é super fácil e até aqueles que nunca gostaram muito de matemática, acabam curtindo. A equação aqui é simples: quanto mais formal for o ambiente/ocasião, menos pontos você deve usar. E o contrário serve para os ambientes informais, entenderam?
fonte: Micheline Macêdo
SEGUE A TABELINHA DE PONTOS PARA A CONTAGEM DOS LOOKS:* Em ambientes/ocasiões INFORMAIS, o seu look deve ficar entre 13 e 15 pontos.
* Em ambientes FORMAIS, o seu look deve ficar entre 10 e 12 pontos.
PARA CADA ÍTEM DO SEU LOOK = 1 PONTO (ex: camisa, saia, calça, sapatos, bolsa, brincos, maquiagem, acessórios de cabelo, óculos, etc.).
Maaaaaaaaaaaaaaas… se esse ítem tiver:
* TAMANHO MAIOR DO QUE VOCÊ CONSIDERARIA “NORMAL”… ACRESCENTE + 1 PONTO (maxi-bolsas, anéis grandes, brincos compridos ou largos que não passam desapercebidos, braceletes largos, etc.).
* DETALHE CHAMATIVO… ACRESCENTE + 1 PONTO (zíperes aparentes, botões grandes, tachas, paetês, punhos largos são detalhes chamativos).
* CORES FORTES OU ESTAMPAS… ACRESCENTE + 1 PONTO
Exemplo abaixo:
jaqueta  (1pt) verde (1pt) com zíper aparente (1pt)= 3 pontos
calça jeans escuro sem muitos detalhes (1pt)= 1 ponto
sandálias (1pt) com salto grosso (1pt) de estampa de oncinha (1pt)= 3 pontos
brincos de cor neutra (1pt)= 1 ponto
relógio (1pt) dourado (1pt)= 2 pontos
bolsa (1pt) grande (1pt) de cor mostarda (1pt)= 3 pontos
TOTAL: 13 PONTOS (pela pontuação, o look é adequado para ambientes INFORMAIS!)
fonte: Micheline Macêdo
Vou detalhar outros ítens para facilitar a visualização do que você tem no guarda-roupa, e contabilizar certinho o look que escolheu pra sair. Além de reforçar as regrinhas acima. Lembrando: para cada peça de roupa ou acessório que você escolhe pra montar o look, já tem 1 PONTO, ok?
* SAPATOS: ACRESCENTE + 1 PONTO se tiver detalhes como aplicações, cor forte, salto elaborado e modelo super fashion.
* MEIA-CALÇA INCREMENTADA: + 1 PONTO se tiver textura, for colorida ou brilhos é que conta ponto. Sendo preta, cinza chumbo, cor da pele ou marrom café não conta ponto, ok?
* BOLSAS, BRINCOS, RELÓGIOS, PULSEIRAS, BROCHES, COLARES, ACESSÓRIOS PARA CABELO e ANÉIS (exceto aliança): acrescente + 1 PONTO se tiver tamanho GRANDE + 1 PONTO se for COLORIDO.
* ÓCULOS: os modelos mais incrementados ganham + 1 PONTO (detalhes como aquelas letras grandes da marca, pedrinhas brilhantes, armações coloridas, modelos muito “modernosos”).
* ESMALTES COLORIDOS OU COM GLITTER… + 1 PONTO.
Perceberam que COR e TAMANHO são fatores que influenciam na pontuação de qualquer peça?
Da mesma forma que o exagero é observado, a falta de elementos mostram uma certa falta de criatividade e cuidado que você teve ao separar o “look da vez”, seja para o trabalho ou lazer.
O ideal sempre é usar o bom senso, pra que tudo faça parte do seu estilo e seja adequado à cada ocasião. Portanto, use essa tabela de pontos se achar interessante e ela facilite de fato a sua vida. Se sente que isso é apenas mais uma ferramenta complicadora, faça do seu jeito. O importante nisso tudo é que cada um se divirta ao selecionar o que vai vestir, transmitindo a mensagem correta com essa imagem!
Espero que tenham gostado!
Micheline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...